segunda-feira, 23 de abril de 2007

"Vanitas" por Almeida Faria


MGB
VANITAS
51, AVENUE D’IÉNA
por Almeida Faria
(no Miniscente, como folhetim, a partir de 26 de Abril)
e
"As noites que passei, em 1996, no quase-palácio que Calouste Gulbenkian reconstruiu na Avenue d´Iéna, em Paris, deram-me a ideia para um conto a que chamei Vanitas e que foi publicado na revista Colóquio/Letras. Dez anos depois, Emílio Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, sugeriu a sua reedição em livro e facultou-me, a meu pedido, a consulta das cartas inéditas trocadas entre Saint-John Perse, futuro Prémio Nobel, e Calouste Gulbenkian, seu mecenas durante os tempos difíceis de auto-exílio do poeta.
A minha curiosidade queria saber mais sobre a relação do coleccionador com as obras de arte que fora adquirindo e nessas cartas descobri aspectos de uma exigência e sentido estéticos que me estimularam a insinuar-me, com as devidas liberdades ficcionais, no seu mundo mental, juntando ao conto original algumas páginas. Paula Rego “iluminou” depois esta nova versão com o tríptico Vanitas, reflexão visual acerca do próprio conceito de vanitas enquanto precariedade da nossa frágil existência humana."
(A. F.)