segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 136


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Edgar (http://thesockgap.blogspot.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra blogosfera?
A resposta obrigaria a mencionar os autores de cada um dos blogues que visito diariamente. É cada um deles, numa perspectiva de comunidade e ligados pelo interesse comum de obter e partilhar conhecimento, que faz a blogosfera. Não é fácil encontrar uma definição da mesma forma que não é possível catalogar 80% dos blogues.
A blogosfera é como uma discoteca onde entramos pela primeira vez. Bastam uns minutos para percebermos, pelo ambiente que nos rodeia, se é um local onde voltaremos mais vezes ou se, por outro lado, afirmamos “isto não é para mim” e nunca mais lá pomos os pés.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Nunca deixei de ler jornais ou ver noticiários, logo não existe nenhum acontecimento que tenha seguido apenas através de blogues. Alguns são, isso sim, uma fonte privilegiada de debate. Um exemplo disso foram as últimas presidenciais e a quantidade de blogues criados para esse efeito. Face à ausência de debate na imprensa, foi nos blogues que a discussão se tornou mais interessante. Existem uns quantos que tenho como referência e cuja leitura não dispenso na análise a determinados acontecimentos.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Comecei a escrever em 2003 num blogue colectivo, o Quarta Ferida Narcísica, com dois amigos. Quando foi entendido que tinha chegado a altura de terminar, apenas um de nós conseguiu permanecer no papel de simples leitor de blogues. Ao fim de duas semanas criei o The Sock Gap e o Samuel, outro dos membros, ao cabo de três semanas criou o Esse Cavalheiro. O acto de observar a actualidade sob uma perspectiva de criação e partilha de conteúdos, no meu caso de um ponto de vista humorístico, tornou-se irreversível, assim como a introdução de uma disciplina na escrita. Posso afirmar, por exemplo, que sinto um certo desconforto se não escrevo no blogue durante três dias seguidos sem dar uma explicação aos leitores, sejam eles vinte ou duzentos. Passei ainda a reservar meia hora para a leitura de blogues. Tenho umas duas dezenas que consulto diariamente, alguns dos quais há mais de três anos, cuja opinião valorizo e que foram veículo para algumas descobertas, nomeadamente no campo da música e cinema.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
A blogosfera só existe associada a essa liberdade que, por vezes, causa dissabores como é exemplo os blogues anónimos que têm como único objectivo a difamação. Por outro lado, tem permitido o aparecimento de pessoas com um talento enorme e que apenas encontram espaço na blogosfera. A ausência de critérios editoriais, prevalecendo sempre o bom senso, é o que torna os blogues tão interessantes. A imprevisibilidade que os caracteriza só é possível através dessa liberdade, é fantástico o facto de desconhecermos, ao abrir um blogue, se vamos ler um post sobre literatura, política, ou o comentário à última jogada do Ronaldinho….
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira, Madalena Palma, Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca, Patrícia Gomes da Silva, Carlos do Carmo Carapinha, Ricardo Gross, Maria do Rosário Fardilha, Mostrengo Adamastor, Sérgio Lavos, Batukada, Fernando Venâncio, Luís Aguiar-Conraria, Luís M. Jorge, Pitucha, Gabriel Silva, Masson, João Caetano Dias, Ana Luísa Silva, Ana Silva, Ana Clotilde Correia (aka Margot), Tomás Vasques, Ticcia Patrícia Antoniete, Maria João Eloy, André Azevedo Alves, Sílvia Chueire, André Moura e Cunha, Helder Bastos, José Bandeira, João Espinho, Henrique Raposo, Jorge Vaz Nande, João Melo, Diogo Vaz Pinto, Alice Morgado e Sérgio dos Santos, Adolfo Mesquita Nunes, João Paulo Sousa, Pedro Ludgero, João Tunes, Miguel Cardina e Paula Cordeiro. Hoje: Edgar.