sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 115


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje a convidada é Ticcia Patrícia Antoniete (http://ticcia.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Blogosfera é um termo muito mais usado em Portugal do que no Brasil. Acho que no Brasil as pessoas têm menos essa noção de fatia da rede povoada por blogues e blogueiros que se interrelacionam e retroalimentam. A minha visão de blogosfera hoje é a de uma varanda por onde eu faço e recebo visitas. O melhor de tudo é que a vizinhança eu escolho e modifico, conforme se modificam meus interesses. Lá tenho os meus amigos virtuais e conhecidos pessoalmente, minha banca de jornais e revistas com blogues jornalísticos, políticos, culturais, uma mini livraria, uns restaurantes, uns cafés, cinema, música. Tem épocas em que a vizinhança cresce, se expande; noutras, se contrai e quase vira só eu e meu umbigo. Eu vejo a blogosfera assim: uma grande varanda voltada para o que der vontade, visitada por quem vem de passagem.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Acho que alguns acontecimentos que foram parar na mídia, foram divulgados em primeira mão em blogues, mas não ficaram restritos a eles – felizmente. Já é impossível à imprensa desconsiderar o que acontece na blogosfera e os blogues têm ganho cada vez mais força e influência nos veículos de comunicação, até porque muitos jornalistas, políticos e formadores de opinião têm se valido desse meio para dar sua versão dos fatos. Isso, ao contrário de Portugal, só aconteceu recentemente no Brasil.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Acho que o primeiro grande impacto foi a satisfação de ser lida, ler e de me sentir acompanhada por um número de pessoas que sem a vida virtual na blogosfera seria muito difícil. Depois foi a de encontrar e ser encontrada por pessoas com interesses e idéias afins, poder discutir, debater, reconhecer, afinar, divergir, mas sobretudo descobrir muito perto (na varanda) a possibilidade da interação com muitas pessoas e com pessoas distantes.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Acho que sim, na medida que se entenda "editorialmente livre" como a possibilidade de escrever e publicar o que se quer, sem precisar do aval do mercado ou da editora.
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira, Madalena Palma, Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca, Patrícia Gomes da Silva, Carlos do Carmo Carapinha, Ricardo Gross, Maria do Rosário Fardilha, Mostrengo Adamastor, Sérgio Lavos, Batukada, Fernando Venâncio, Luís Aguiar-Conraria, Luís M. Jorge, Pitucha, Gabriel Silva e Masson. Agenda para esta semana (de segunda-feira, dia 29/01/07, ao sábado, dia 03/02/07): João Caetano Dias, Ana Luísa Silva, Ana Clotilde Correia (aka Margot), Tomás Vasques, Ticcia Patrícia Antoniete e Maria João Eloy.