sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 109


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Gabriel Silva, 41 anos, Director de Serviços (http://ablasfemia.blogspot.com/).
w
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
e
Rede de interacção entre blogues e sites pessoais, que em certos casos formam sub-comunidades sociais entre si.
w
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
w
Todas as eleições em Portugal desde 2003, as eleições presidenciais norte-americanas, os acontecimentos violentos em Timor, os atentados terroristas de Madrid e Londres, o debate e referendos sobre a «Constituição Europeia».
w
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
e
- O conhecimento e subsequente relacionamento com pessoas que se reveleram na sua esmagadora maioria muito interessantes, algumas das quais se tornaram bons amigos.
- O acesso a conhecimentos e informações, o debate de ideias e a discussão política que de outra forma não teriam sido possíveis e que nos últimos 3 anos e meio foram contribuindo em parte para aquilo que também hoje sou.
- A forma como utilizo parte significativa dos tempos livres.
w
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
e
- No que me diz respeito, não tenho nem sofri até hoje qualquer limitação externa à minha liberdade de expressão enquanto blogger.
- Reconheço que, como em qualquer outra forma de comunicação existem limitações livremente aceites e práticas mais ou menos conscientes, como sejam o pudor, a amizade, a vida privada e profissional (minha e de terceiros) nas quais me auto-limito, como é natural em qualquer forma de vida societária. - Sendo membro de um blog colectivo, com pessoas que não conhecia de lado nenhum (existindo algumas que ainda não se conhecem sequer pessoalmente), uma das vivências mais interessantes tem sido a forma aberta e livre com que temos lidado entre nós com a diferença (ao nível de sensibilidades, de estilos, de interesses pessoais, de feitios e da forma como pensamos e vemos o mundo), sobretudo atendendo a que a participação de cada um é ditada efectivamente pela plena liberdade individual, sem estratégias, sem objectivos comuns, e com respeito apenas por regras mínimas relacionadas com a plataforma técnica que se utiliza.
- Sim, a minha experiência como blogger tem sido editorialmente totalmente livre.
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira, Madalena Palma, Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca, Patrícia Gomes da Silva, Carlos do Carmo Carapinha, Ricardo Gross, Maria do Rosário Fardilha, Mostrengo Adamastor, Sérgio Lavos e a Batukada. Agenda para esta semana (de 22/1 a 27/1): Fernando Venâncio, Luís Aguiar-Conraria, Luís M. Jorge, Pitucha, Gabriel Silva e Masson (do Almocreve das Petas).