quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 108


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje a convidada é Pitucha e responde a partir de Bruxelas (http://nocinzentodebruxelas.blogspot.com).
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Comunidade virtual, com tudo o que isso traz de intrigante e de excitante. É o nosso "café" possível, onde se vai, de vez em quando, para ver se alguém passou por lá, para "cumprimentar" blogoamigos ou blogoconhecidos, para descobrir gente nova que chegou à "cidade".
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Muitos, uma vez que a blogoesfera tem vindo gradualmente a substituir a leitura dos jornais online. A distância de Portugal favorece, também, essa busca de informação quer seja de natureza política, quer seja de natureza cultural. Só para citar um exemplo muito recente, recordo o caso "Miguel Sousa Tavares - plágio ou nem por isso", que segui avidamente em muitos blogues nacionais e para o qual, aliás, dei a minha pequena achega.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
O maior foi, decerto, o de me ter puxado, de novo, para a escrita, que estava abandonada há anos, e de me ter obrigado a fazê-lo de uma forma regular. Retomei portanto um dos meus prazeres de antanho com a vantagem de agora ter reacções (positivas, muitas delas) de pessoas que não me conhecem o que, admita-se, é muito agradável.
Acrescem as amizades que já criei, tanto em Portugal, como na Bélgica, com gente que, de outro modo, os acasos da vida não teriam certamente cruzado comigo. São pessoas de idades diversas, formações académicas distintas, que me proporcionam um enriquecimento fantástico.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Acredito! Com tudo o que isso tem de positivo e de negativo. Porque há quem saiba aproveitar essa liberdade e quem a utilize para fins mais duvidosos. Mas, como na televisão, a liberdade de desligar o botão também existe.
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira, Madalena Palma, Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca, Patrícia Gomes da Silva, Carlos do Carmo Carapinha, Ricardo Gross, Maria do Rosário Fardilha, Mostrengo Adamastor, Sérgio Lavos e a Batukada. Agenda para esta semana (de 22/1 a 27/1): Fernando Venâncio, Luís Aguiar-Conraria, Luís M. Jorge, Pitucha, Gabriel Silva e Masson (do Almocreve das Petas).