segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Mini-entrevistas/Série II – 83


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje os convidado são Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro (http://tugir.blogspot.com).
e
Preâmbulo
r
O Tugir em português tem dois autores. Para respondermos ao questionário que amavelmente nos foi enviado por Luís Carmelo, tentámos limar arestas para que as respostas servissem o pensar comum.
Não podemos deixar de saudar o Luís Carmelo por mais esta iniciativa que, na continuação da que tinha dirigido a "não bloggers", nos parece ser um espólio importante para a análise futura desta nova forma de comunicar em rede.
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Blogosfera diz-nos pouco. Parece um conceito de quem não entende a universalidade e a quebra de fronteiras que a Internet representa. Sente-se no termo a contenção da bolha, o limite do perímetro que a esfera comporta e fecha.
Mas o sentido outro que se pretende, de comunidade de I/O da escrita já reflecte aquilo que entendemos como um espaço de liberdade, de diálogo e de contributo para o alargamento, multiplicação e renovação do pensar, neste caso em português.

- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiram apenas através de blogues?
Foram diversos. Em quase quatro anos de publicação é impossível determinar um. As campanhas eleitorais (legislativas, autárquicas e a presidencial) talvez sejam marcos importantes pela multiplicidade de fundamentos que apresentaram e por terem tido, de alguma forma, influência no discurso e comportamento dos candidatos. Os Blogs são já reconhecidos em todo o Mundo Ocidental como um excelente meio de influência e acreditamos que através deles já tenha sido possível afinar estratégias em períodos eleitorais.
O caso das FARC na Festa do Avante e o convite de uma delegação do PC Chinês como observador no próximo Congresso do PS são dois momentos chave do Tugir em português (e de outros Blogs) que, ao levantar as questões, marcou a agenda nacional e, principalmente e mais importante, alertou a opinião pública para o caso
Ingrid Betancourt até aí praticamente ignorado em Portugal.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na vossa vida pessoal?
Na nossa vida pessoal não terão tido influência para além de termos passado a organizar, de forma diferente, os tempos livres para dedicar a esta escrita algum (possivelmente demasiado) tempo que até aí usávamos noutras actividades.
Talvez a escrita pública nos tenha obrigado a maior disciplina e a uma reflexão mais cuidada sobre os assuntos que normalmente abordamos. Sabemos e reconhecemos que esta actividade, principalmente porque admitimos comentários e tentamos sempre que possível justificar os nossos pontos de vista, nos obriga a ter mais atenção à actualidade e ao rigor na escrita.
Temos como certo que importa mais a qualidade dos nossos leitores do que a quantidade e isso obriga-nos a subir a fasquia de esforço. De resto, em termos pessoais, não é nada que tenha alterado profundamente a nossa (a de cada um de nós) vida pessoal.

- Acreditam que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
No Tugir em português temos mantido essa vontade. Somos dois autores e sempre nos pautámos por expor individualmente o nosso pensar. Não existe uma linha editorial no nosso Blog. Talvez exista, porque muito do que escrevemos é sobre actualidade política, uma matriz mínima de pensamento baseada na comum Declaração de Princípios com que concordamos. De resto é visível para quem nos lê que há diversas formas de interpretação e de orientação onde as divergências se acentuam. Somos os primeiros a fazer o contraditório um do outro, quando isso acontece.
e
Entrevistas anteriores: Série I - Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos, Susana Santos, Miguel Martins, Manuel Pinto e Jorge Mangas Peña. Série II – Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima e Pedro Fonseca. Agenda para esta semana (de segunda-feira, dia 18/12, ao sábado, dia 23/12): Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota e João Morgado Fernandes.