quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Retrovisor - 1

e
Extractos de posts que dão conta do olhar (prevenido ou desprevenido) do blogger sempre que contempla pelo retrovisor a paisagem da blogosfera
e
um gajo, pra ter sempre razão/ Só tem de se queixar às pessoas certas. Queixar-se do chefe aos colegas, dos colegas à familía, da família ao marido, do marido às amigas, das amigas aos amigos, dos amigos ao médico, do médico à funcionária, da funcionária ao chefe e do que sobra ao blog.” Isabel R. (17/10/06)
e
Ficha Técnica
Qualidade da vista: Límpida
Estado do viajante: Prevenido
Tipo de espelho: Convexo-generoso
Tom (linguagem vs. rede): Entre Vivace e Presto
Outras impressões: Ver para ter razão, acertar alvo a alvo para expiar demónios, condensar a voz para melhor desabafar. Interessante o modo como o blogger se descreve enquanto espreita pelo retrovisor: "um gajo", i.e., em Inglês "One". Um impessoal pessoalizadíssimo. Fórmula gramatical antitética e também muito portuguesa (dá para dizer "eu" e "todos" ao mesmo tempo). Sobra o "queixume" paródico, o véu aberto, o jorro, o fio da palavra. O post tem o sabor de um olhar pelo retrovisor em hora de ponta. A blogosfera nem sempre se vê a si mesma como um idílio.