terça-feira, 10 de outubro de 2006

Mini-entrevistas - 39

e
O Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Paulo Pandjiarjian, jornalista brasileiro, 44 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
É o nome dado para o grupo de pessoas que possuem blogs para registrar o dia-a-dia, ou assuntos preferidos. O objetivo principal da Blogosfera é reunir essas pessoas e formar uma "corrente" de ajuda mútua, pois ao fazer parte desse "mundinho", o blogueiro(a) percebe que não está sozinho(a) em sua luta, que assim como ele(a), outras pessoas passam pelos mesmos problemas e experiências. Essa troca de experiência e ajuda acontece por meio de comentários que enviam entre si. Mas vale lembrar que em tudo na vida, para receber, tem que doar. Na Blogosfera não é diferente e blogueiro(a) que não comenta, também não ganha comentários.. Isso vale para todos os blogs! Comentar não é obrigatório, mas também não fique chateado(a) se o contador de comentários do seu blog estiver sempre assim: [0] ou quase sem comentários. Comentar é a única forma de conhecer outros(as) blogueiros(as).. Vamos comentar!!
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Cada vez mais, os weblogs, mais conhecidos como blogs, tornam-se fonte de informações, troca de idéias e de comunicação na internet. Em diversos acontecimentos importantes dos últimos meses, como o tsunami na Ásia, os atentados a bomba em Londres e o furacão no sul dos EUA, eles foram até mais rápidos do que os meios de comunicação tradicionais em mostrar a dimensão dos fatos. Também têm possibilitado uma comunicação rápida entre as pessoas atingidas ou interessadas em ajudar. Ou seja, os blogs representam uma revolução na comunicação.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Os Blogs estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e aqui no Brasil o assunto está em evidência, diversas matérias sobre o impacto dos blogs na vida, na política, no ambiente de trabalho e na vida em geral. Mas como quase tudo na Internet, a avalanche de informações aumenta exponencialmente e a dificuldade de encontrar o que precisamos com qualidade é uma tarefa para que desanima o pobre usuário.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
O Brasileiro pode até gosta de escrever, mas não gosta de ler! Ou seja, até temos muitos blogs, mas não temos muitos leitores. Tendo a achar que isso é uma grande verdade. Mas talvez isso seja um problema de educação nacional. Outra é a cultura da conversação entre blogs. Pouco se vê posts que são respostas públicas a outros posts de outros blogs. Esse tipo de conversação aberta e multi-participativa incentiva tanto a geração de conteúdo de qualidade (outro problema levantado) quanto a linkagem entre posts, que é exatamente o que mede a popularidade dos blogs.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva e José Carlos Abrantes. Na próxima Quinta-feira: Marcelo Bonvicino, estudante de letras na Universidade de São Paulo, 19 anos.