terça-feira, 26 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 28

e
O Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é João Nasi Pereira, Arquitecto, 56 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Comunicação. Sendo a esfera a mais equitativa das superfícies (nela todos os pontos distam o mesmo do centro) o neologismo agrada-me. Evoca um imenso e redondo jornal de parede. Livre. Libérrimo: anónimo, impune, incontrolável. Verifica essa espécie de lei de Lavoisier da história: nada se perde, tudo se transforma. Quando parecia não haver remédio para a instrumentalização dos media, ai está a net e a esfera dos blogues. Todos à blogosfera, portanto…
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Sim. A guerra entre Israel e Líbano, p. e.. Embora nem fundamental nem exclusivamente. Por ora destempero a unissonância oficial quer das vozes serenas e bem timbradas dos opinion makers das democracias ocidentais, quer das lamúrias indignadas dos porta-vozes dos outros senhores da guerra, com a busca de alguma lucidez no universo torrencial dos blogues.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Contribuíram para preservar a luzinha bruxuleante da fé nisto tudo (que é a única a que um apóstata tem acesso).
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Por enquanto. (Mas a polícia do pensamento anda inquieta. O grande irmão não aprova este laxismo. Deixar ao cidadão comum o livre-arbítrio de decidir no que acredita independentemente do que o Ministério da Verdade determine, é insustentável!). Creio, sobretudo, que é indispensável que assim se mantenha. Anónima, impune, incontrolável…
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Corte-real, Lúcia Encarnação e Paulo José Miranda. Amanhã: Susana Silva Leite, leitora na Universidade de Leipzig, 28 anos.