sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 24

e
O Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Luís Carloto Marques, deputado do Grupo Parlamentar do PSD, indicado pelo MPT (círculo de Setúbal).
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Creio que se trata de um termo atribuído a uma forma de comunicação. Consulto regularmente alguns blogues, pela importância que dou aos seus autores ou autor.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Existem alguns assuntos regionais que sigo através de um blogue – A-Sul – nomeadamente a urbanização da Flor da Mata. Este blogue tem a particularidade de ser particularmente criativo, sempre actual e vigilante sobre uma autarquia que se caracteriza por um horrenda gestão urbanística.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Nenhum blogue teve impacto na vida pessoal, no sentido de que não alteram profundamente. Creio que a nossa vida é também um somatório de aprendizagens que vamos adicionando diariamente. O blogue como fonte de informação permite-nos isso, o de estarmos melhor informado sobre a nossa sociedade.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Acredito na democracia e considero que é um privilégio viver num país europeu. Não abundam neste nosso globo países com regime democráticos. O de ser “editorialmente livre” está directamente relacionado com o seu estatuto, caso o tenha. Reparem nesta particularidade, os blogues anónimos. Será que são editorialmente livres? Então porque se apresentam na forma anónima? Creio que a liberdade é um bem supremo que nos foi oferecido, pelo que deverá ser acarinhada e vivida com responsabilidade. Como na imprensa escrita, o mesmo se passa na blogosfera, existam quem escolha a estratégia , onde “tudo vale”. De um modo geral esses caminho não lançam frutos que produzam sementes férteis.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira e Maria Augusta Babo. Amanhã: Eduardo Côrte-Real, Arquitecto e Prof. universitário