quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 22

e
o Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Manuel Pedro Ferreira, Professor universitário, 47 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
A palavra «blogosfera» sugere-me uma rede de pontos irradiadores de expressão/ opinião individuais, que mutuamente se potenciam, podendo estruturar-se como comunidades informais em torno de um tema.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Não segui até agora acontecimentos através de blogues. Leio os jornais.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
A participação num blog colectivo de poesia permitiu que tivesse alguns dos meus poemas publicados na Internet. Não é que isso tivesse impacto na minha vida pessoal ou profissional (que nada tem a ver com literatura), mas deu-me alguma satisfação, porque há dois anos que uma editora ficou de os publicar, e nada.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
A blogosfera parece-me tão livre quanto os seus intervenientes estiverem dispostos a sê-lo. Na prática, a exposição pública põe limites à liberdade que cada um se permite.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça. Amanhã: Maria Augusta Babo, Prof. Universitária, 52 anos.