sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Bloggers brasileiros e o referendo

1
"A campanha do SIM foi uma campanha hipócrita, politicamente correta, manipulada pela TV Globo e seus “artistas da fome” de enganar o povo. Contudo, com tudo, não levaram desta vez.“O poder está na ponta do fuzil”, dizia o camarada Mao. Logo, cadê o meu? Abraccionne do aly do Letteri Café.
3
2
"Olá, Luís! Eu votei NÃO no Referendo do desarmamento porque o Governo brasileiro deixou claro que não ia desarmar os bandidos. Como você já deve saber, o tráfico de drogas é grande no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, há muitas favelas e todas elas são comandadas por traficantes. Eles possuem um arsenal de armas pesadas que nem a polícia tem. De onde vêm essas armas? Está claro que são compradas clandestinamente. Por isso, para mim, a proposta de desarmamento seria praticamente ineficaz. Não foi por acaso que a maior parte dos brasileiros votou no NÃO. Abraços! Angela."
4
3
Quanto ao referendo votei "sim". Parece-me que a pergunta r foi mal redigida e tornou-se pouco inteligível para a maioria da população . E a defesa do "não" parecia-se demasiado com a defesa mais reacionária americana dos que são a favor das armas, além de estar apoiada pela direita mais radical do país.Usarem-se palavras como livre arbítrio, liberdade, e outras de tão granade importância quando de uma arma só pode vir uma bala em direção ao outro, é absolutamente contrário à liberdade, à civilidade.
A proibição de comercialização de armas de fogo no Brasil a não ser sob rígidas condições não visava diretamente o combate ao crime organizado,latrocínios e etc. Tratava-se de diminuir a facilidade de aquisição de uma arma pelo cidadão comum, de diminuir as mortes por querelas domésticas, o roubo destas armas por criminosos, o uso da arma por um cidadão despreparado e amedrontado. Enfim. Perdemos todos, o país, a população. Ganhamos por outro lado a concretização de um espaço importante e democrático onde a população pode interferir diretamente nas coisas e responsabilizar-se. Creio que o crescimento é mesmo assim , percalços, passos adiante e atrás, aprendizado. Perdoe esta resposta escrita assim, às pressas.