segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Semiosfera - 3 (actualizado)

Escreve o Blogue de Esquerda II:

Total da ajuda estrangeira à catástrofe de Nova Orleães ocorrida há uma semana: 1 bilião de dólares. Total da ajuda estrangeira até agora ao tsunami que ocorreu em Dezembro na Indonésia: 2,8 biliões de dólares. Número de mortos em Nova Orleães: 71 até agora, temendo-se até 10.000. Números de mortos no Sudeste Asiático: cerca de 200.000

Comentário: Há engenharias matemáticas que são realmente perversas. Mais perversas do que o perverso que vive no juízo de quem as enuncia.
e
P.S. - Em resposta colateral ao Quase em Português: Não há dados que sejam apenas dados. Todos os dados criam efeitos de sentido e, sobretudo, são já enunciados com uma dada intencionalidade - ainda que involuntária - que o leitor mais desatento capta como eu capto, por exemplo, a humidade do meu escritório em dia de sol escaldante. É uma coisa que "está lá". E basta ler esse texto para ver que "está lá tudo" (a indiciar a vasta cascata das perversões) e não apenas uma mera "infelicidade" de origem algo ingénua, ou tão-pouco uma perdição "irreflectida" e pretensamente objectiva. Há muitos modos de falar da morte, da miséria alheia, da teodiceia e das mil fantasmagorias do diabo.