quarta-feira, 2 de março de 2005

UM AMOR CATALÃO
Folhetim à moda clássica
QUINTO EPISÓDIO
(A inesperada confissão)
**
E depois veio a história, dessas que são raras, diga-se, feitas à custa da própria prática e sem quaisquer explicações ou reflexões a detê-las, ou a sustentá-las. António já se sentou no couro preto do sofá e, moldado que está pelo seu novíssimo e decisivo papel, porque há muitos que o não são, ei-lo agora a esfregar as palmas das mãos, uma na outra, e a relembrar o facto, talvez primeiro, que provocou este encontro:

- Tu foste o único tipo a contares-me um segredo que eu sei que partilhaste apenas comigo.

- É verdade. Isso é verdade.

- Lembro-me ainda como se fosse hoje. Vieste de Espanha todo cheio de energia, meteste-te no ford escort, era azul não era ?... E apareceste-me lá na terra, todo transfigurado, a contares-me a história da Albe. Tu não eras tipo de grandes confissões, de grandes sentimentalidades e pieguices e, de repente, estavas-me ali a contar tudo aquilo por que um gajo passa e que eu julgava, enfim, que se vive e devora, em certas circunstância, e que depois passa. Por outras palavras, vê lá se percebes o que eu quero dizer, eu nunca imaginei que tu me viesses contar os pormenores todos de uma dessas histórias de amor dos filmes e que, ainda por cima, te tinham acontecido a ti, na primeira pessoa. Não sei se te lembras disso como eu...

- Se lembro, se lembro...

- Nesse dia, estava um calor dos diabos, era vinte e tal de Agosto, faz agora pouco mais de vinte anos, e nós os dois ali à beira do rio... eu em silêncio e até um pouco atordoado e em estado de verdadeiro suspense e tu, bom, tu a falares como eu nunca te tinha visto, com um imenso brilho a sair-te dos olhos, com uma poesia dos diabos, com um sentido impressionante de cada detalhe, até parecia que a história que estavas a contar era assim uma coisa em que não se pode tocar, frágil, de veludo, e que estavas a mexê-la e a remexê-la, por uma única vez, fora da tua intimidade com a Albe. Não foi assim que se passou ?

- Já foi há uma eternidade, mas foi assim mesmo. Podes crer.

(No próximo episódio, Edmundo confessa que não terá contado tudo a Albe. E o amigo, António Romeu, tarda em revelar tudo sobre o estranhíssimo volte-face da sua vida)
*
Continua
*
(publicação simultânea da versão matricial em Inglês no blogue Minion)