quinta-feira, 10 de março de 2005

Círculos

Hoje de manhã ficou a saber-se que, no Quadratura do Círculo da Sic-Notícias, José Magalhães vai ser substituído por Jorge Coelho. É uma boa notícias a bem do programa, mas também a bem do próprio futuro membro do governo socialista.
A questão é que José Magalhães, ao longo dos anos, teve sempre uma intervenção mais papista do que o papa e, nesse sentido, foi muitas vezes incapaz de relativar fosse o que fosse que não corresse de feição ao seu campo político, rectilíneo e dogmático na defesa e dicotómico e muito pouco ecléctico na oposição (ainda, no programa de ontem à noite, a prestação de Magalhães foi, no mínimo, surreal ao não querer admitir um facto que todos vimos e ouvimos: o compromisso de Sócrates em não aumentar impostos e a possibilidade aberta nesse sentido pelo indigitado mas ainda não empossado ministro das finanças)
A verdade, por outro lado, é que Magalhães era um residente ancestral do programa, desde os inícios do antigo "Flash-Back". E, por isso, para o bem ou para o mal, irá deixar saudades. Mas não tenho dúvida, por outro lado, de que o programa mais "tradicional", mas também mais referenciado na área da (nossa pobre) discussão política irá, apesar de tudo, melhorar. Esperemos sinceramente que sim.