sexta-feira, 21 de maio de 2004

Não fazia a mínima

Durante a tarde, ouço no rádio do meu carro uma entrevista a Hugo Gonçalves, na Antena 2. Não cheguei a perceber qual era o seu blogue, mas, em alguns minutos, tornou-se claro que não apenas tinha um como se referia à blogosfera com alguma familiaridade. Antes de continuar o meu zapping radiofónico, registei esta máxima dita pelo Hugo: “Creio que na blogosfera há muita gente que escreve porque precisa de atenção”. Contudo, de imediato, logo o Hugo se demarcou do team dos carentes, ao afirmar: “No meu caso não é assim, porque tudo o que escrevo no meu blogue é puramente ficcional”. Conclusão, a teoria dos “simulacros de simulação” do Baudrillard (que até é engraçada) acabava de ser posta em causa. E eu ralado! Fosse como fosse, pela boca do Hugo ficava ali solenemente a saber que continuamos todos ainda a viver num tempo em que o real e a ficção são coisas estanques, separadas e distintas.
E eu que não fazia a mínima ideia que assim fosse!