AFA
r
Extractos de posts que dão conta do olhar (prevenido ou desprevenido) do blogger sempre que contempla pelo retrovisor a paisagem da blogosfera
"Há quatro anos o Pedro Mexia, o Pedro Lomba e o João Pereira Coutinho não tinham, de certeza, a noção que se preparavam para mudar vidas (perdoem-me o jargão evangélico).
Tiago Cavaco (13/10/06)
e
Ficha Técnica
Qualidade da vista: Tão límpida, quanto nostálgica.
Estado da viajante: Folgadamente evocador. De quem sabe olhar para as estrelas.
Tipo de espelho: Liso, embora marcado pela espessura do olhar.
Tom (linguagem vs. rede): Oscila entre Largo, Lento e Adagio.
Outras impressões: Este Retrovisor procura frases elementares, enunciados simples, passagens nem sempre esperadas, ou, se se preferir, desabafos involuntários acerca da vista que o blogger tem da blogosfera. Exercícios de tom, numa só palavra. Esta rememoração do Tiago não cabe propriamente no “jargão” do Retrovisor, mas não deixa de ser uma vista esplêndida que se entreabre no terreno da redenção: mudar vidas, alterar o sentido, converter a expressão. Pois é, a religiosidade – o acto de religar – é um esteio sempre adequado para um diálogo com o Tiago Cavaco, enquanto os citados pioneiros da ciberanunciação – os dois Pedros e o João – são como que uma espécie de apóstolos da nova era, tal como Albert Promio e Félix Mesguich o foram para os manos Lumière. Não serão os únicos, já que a nova galáxia blogosférica é feita de multiplicidade, voracidade e constante actualização. Como escreveu Amos Oz: “Anda às voltas. Volta atrás. Ente um sono e outro/ não chega a despertar.”