Páginas

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Mini-entrevistas/Série II - 55


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje a convidada é Rititi (Rita Barata Silvério - http://www.rititi.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
A blogosfera é uma sala de estar cheia de cantinhos onde todos podem entrar e ser ouvidos. Permite chegar a opiniões e maneiras de pensar muito originais, brilhantes e antes limitadas ao papel ou à conversa de bar. Há fufas, poetas no desemprego, compradoras cumpulsivas, taradas hormonais, velhos com piada, gente que só fala de bola, leitores de Borges, liberais, tauromáquicos, malta do tunning e saudosistas. Dispersa a importância de certos temas, inflacionados talvez pelos meios de comunicação tradicionais, e permite que se criem novas polémicas, inúteis, esquecíveis e divertidas. Como em qualquer sala de estar também há gente mal educada, burra e cheinha de si que não suporta não ser o centro das atenções, mas isso não é culpa da blogosfera, que só é um suporte, mas sim da estupidez de quem está mal em todo o lado.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
O concurso "Grandes Portugueses", a degradação informativa da incombustível Elsa Raposo ou o nascimento do semanário «Sol».
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
A Oficina do Livro editou o "Livro da Rititi", selecção de posts do meu blogue, o Pedro Rolo Duarte convidou-me para escrever no DNA e conheci pessoas muito interessantes, generosas e inteligentes, acedo todos os dias a autores geniais, aprendo de outros. Acho que é impacto suficiente para uma cidadã de classe média.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Que tipo de edição é possível na publicação de textos pessoais a não ser a do bom gosto, o pudor, a educação ou a vergonha de cada um? A blogosfera só pode ser editorialmente livre por isso é normal que cada blogger escolha se aceita ou não comentários, se devem ser ou não moderados ou se deve aceitar qualquer tipo de opinião na caixa dos comentários.
e
Entrevistas anteriores: Série I - Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos, Susana Santos, Miguel Martins e Manuel Pinto e Jorge Mangas Peña. Série II – Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves e José Bragança de Miranda. Agenda desta semana (13/11 a 18/11): João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres e José Pedro Pereira.