Páginas

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Mini-entrevistas - 35

e
O Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje a convidada é Maria Gabriela Rocha, bibliotecária, 58 anos.
e
-O que lhe diz a palavra “blogosfera”?
No imediato e sem pensar , universo de blogues. Em câmara lenta, espaço de criatividade, em alguns casos; de algum narcisismo, em outros, de muita ingenuidade e necessidade de afirmação, a maior parte das vezes. Local de encontros intensos e fugazes, de escrita desregrada e/ou com regras muito próprias, em negação e distanciamento, com os outros, e, por justaposição ao alter, connosco. Universo de verdades ( ocultas ), de simulacros e de evasão.
-Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Seguir, propriamente, não. Agora que procuro, diariamente, em alguns blogues, tidos como referência – pelos seus temas, pelas suas análises, pela sua ideologia, pela formação dos autores ou pelos laços que nos unem – lê-los e verificar a maneira como os factos são abordados, aí, sim, sigo. E poderei mencionar, apenas a título de exemplo, a invasão do Iraque e o polémico caso dos cartoons islâmicos
-Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Nenhum em particular. Reconheço, no entanto, que não consigo passar um dia sem recorrer a certos blogues que, pelo seu espaço de evasão, constituem uma óptima terapia para evitar cirroses e pedras nos rins.
-Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Brincalhão! Não há verdades absolutas, assim como não há formas de expressão absolutamente livres. Há condicionalismos vários, de ordem cultural e educacional que, à partida, nos coartam, e destarte, o mundo da blogosfera onde “circulamos”. Sendo que a edição é um produto nosso, e, nós estamos e somos condicionados, por nós e pelos outros, logo, a blogosfera padece do mesmo mal. E repare como a pergunta, já em si, condiciona…editorialmente!
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas e Helena Roque. Amanhã: Onésimo Almeida, Professor Universitário e investigador na Brown University de Providence, 59 anos.