Páginas

terça-feira, 14 de março de 2006

"Complexity and color"

e
Voreno era muito claro: "This is where we die". Da estranha ilha onde chegam após o naufrágio, Pulo e Voreno voltam a partir numa jangada feita de cadáveres de soldados da famosa 13ª Legião para depois aportarem quase junto à tenda do foragido Pompeu.
O mundo é pequeno: milagres do Mare Nostrum.
Saber-se-á mais tarde que a misericórdia de César tem o dom da exclusividade e, por ignorar esse facto, o grande seguidor dos princípios morais, Voreno, quase vê ameaçada a própria vida, no momento em que iliba Pompeu do seu destino mais do que inevitável. Perto de Alexandria, em plena praia, à vista da mulher e dos filhos, os planetas acabariam por cumprir-se e sem qualquer piedade.
No lado norte do Mediterrâneo, em Roma, o exímio relator – a CNN de então - enuncia permanentemente o enredo em curso, mas a reviravolta é iminente. Servilia e Octavia trocam por isso mesmo de papéis e acabam, a certa altura, por ver bem juntinhas o animado “Brokeback Mountain”, entre lágrimas, compaixão, desesperança e os – presume-se - destemidos arrepios de Átia.
Octaviano, o distinto ausente-presente, aguarda na Academia a sua entrada na história com maiúscula (não sei se a série chegará tão longe). Por agora, César decidiu partir para o Egipto. E não deveremos esperar muito até que o regresso a Roma se torne numa das raras apoteoses da memória do Ocidente.
O campo de batalha na Grécia foi - para já - a separação das águas, seguir-se-á a separação dos céus.